quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CONHECENDO O MOVIMENTO CULTURAL HIP HOP

O hip hop surgiu na segunda metade do século XX, em Nova York, Estados Unidos.

O hip hop é a manifestação de uma cultura, ou seja, a importância que um grupo conferiu às suas raízes.

As dificuldades nessa época eram muitas, inclusive de sobrevivência, em razão de uma grande crise econômica pela qual passavam os Estados Unidos. Essa crise acabou deixando mutas pessoas desempregadas, sem moradia, sem acesso à educação, e o que mais dominava eram as drogas e a violência.

Os negros que vieram como escravos para os Estados Unidos, ao receberem a liberdade, formavam, os guetos em locais distantes dos centros urbanos, pois lhes era proibido circular entre os brancos.

Os negros norte-americanos tinham algo que lhes elevava a auto-estima, pois estavam sempre unidos, a começar pelas famílias cuja separação não ocorreu como no Brasil, durante a escravidão.

A união para lutar e conquistar a cidadania era o orgulho maior dos negros norte-americanos.

Em razão da marginalização que sofriam os negros é que nasceu o hip hop como uma forma de se possibilitar uma identidade aos norte-americanos dos guetos. Tudo começou pela música que veio da Jamaica e que os moradores dos guetos gostavam e se identificavam o que acabou influenciando o seguimento do rap.

Os jovens faziam o rap com trechos de discos mixados e dançavam nas ruas e parques, competindo entre si.

O DJ jamaicano Kool Herc organizava festas nas ruas dos bairros de Nova York, no Bronx. Nessas festas, os dançarinos ficavam conhecidos como b. boys.

A dança break é um resgate de várias culturas, como a capoeira, as artes marciais, a mímica, o sapateado e a dança indiana. A fusão de expressões corporais facilitou a aproximação de diversos grupos de etnias diferentes.

Na California foram desenvolvidads danças nas quais os dançarinos i9mitavam os movimentos como se estivessem em câmera lenta.

Essas danças serviam para chamar a atenção do poder público para a situação do afro-americano.

O cantor James Brown foi uma grande influência para esses garotos em razão do seu estilo musical dançante.

Muitos conflitos foram gerados entre os membros da comunidade negra, pois a discriminação e a marginalidade ainda estavam bastante presentes.

A falta de ocupação impulsionava guerras entre as chamadas gangues de bairros diferentes. Um movimento chamado de Panteras Negras atuava com o objetivo de repressão contra qualquer tipo de discriminação racial.

A Pantera Negra simbolizava a luta pela real liberdade do negro e seus direitos civis.

Martin Luther King foi um grande lutador em defesa dos negros, pregando contra a desumanidade do homem em relação ao próprio homem, contra a guerra e a pobreza, mas seus discursos incomodavam o poder dos brancos.

Em abril de 1968 ele foi assassinado.

Malcom X foi também uma grande referência na luta popular do movimento hip hop quanto a atitude de segregação racial e à violência com a população negra dos EUA.

Com a morte dos dois líderes da luta, Afrika Bambaataaa percebeu a catástrofe que poderia acontecer com o movimento e propôs uma grande festa em nome do povo negro. Nessa festa, cada grupo, dentro do que melhor poderiam fazer, uniriam seus talentos, o que serviria para resgatar a auto-estima do negro.

Foram formados assim os quatro elementos da cultura hip hop que são:

B. boys (os dançarinos): garotos que dançavam saltando, mexendo os quadris no rítmo da música, criando performace própria.

Os DJs ( Disc- Jóquei): aqueles que lidam com o som, com a música rimada, responsável por criar técnicas eletrônicas.

Os MCs ( Mestre de Cerimônias): aqueles que ficam alegrando as festas, com poder criativo e comunicativo, chamando a atenção da platéia com gritos de guerra e palavras de insentivo.

Os Grafiteiros ( Arte com Spray): jovens com capacidade criativa de expressar sua arte, cujo nome grafite está ligado a questões raciais e a periferia.

A idéia do movimento hip hop era reunir os quatro elementos da arte de rua a um quinto componente, que é o trabalho de conscientização e luta pelos direitos civis dos negros.


Jogral apresentado pelas alunas da da 5ª série "C"
Professora Cibele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário