quinta-feira, 12 de novembro de 2009

O NASCIMENTO DO CEVEC

A iniciativa de sua construção partiu dos moradores da região, liderados pelo prefeito municipal, Décio Medeiros Pullin. Conseguiram do Governador a criação de um curso ginasial, iniciante, cujo funcionamento começaria em 1950.
O Decreto de Criação nº9137, de 21 de novembro de 1949, do Ginásio Estadual de Mandaguari, autorizava o seu funcionamento para o ano letivo de 1950. Os trabalhos em favor da construção do Colégio haviam iniciado no final de 1949. Nesse mesmo ano, fêz-se o exame de admissão, sendo q o ano letivo de 1950 teve início com cerca de 113 alunos, regularmente matriculados nas séries ginasiais iniciais.
Foi nomeado primeiro diretor do estabelecimento, Dr. João Paulino Vieira Filho, Promotor de Justiça local, tendo como secretária, a professora Laura Pontes França.

OS PRIMEIROS PROFESSORES DO COLÉGIO FORAM: Eurico Back, José da Silva Thé, Dr. Augusto Luiz Grohmann Filho, João Tolozcko, Nilo Mozato Krukoski, Wagner Sebastião da Silva Grohmann, Amélia Nogueira de Lucca, Eridan Regina F. de Mello, Margarida Zimmer, Célia Braga Correa, Ruth de Múzio Carvalho, Vlasta Pirih, Elizabeth Ana Fontes e Hilda de Mattos Treichel.

Em 1952 hove a formatura da sua primeira turma de 9 alunos: Dória Queiroz, Ione Coimbra Espínola, Norma Alexandre, Enir Adá Silveira, José Brasilino de Melo, Laerte de Melo, Carlos A. Souto de Araújo, Willian James Pereira e Jurandir Seyr.

Em abril de 1965, o Ginásio Estadual Vera Cruz passou a ocupar um prédio próprio, construído especificamente para abrigá-lo; tendo sido inaugurado pelo Governador do Estado, Ney Braga; sendo seu diretor na época Edgar Bugni. Ainda neste ano, criou-se o Curso Científico, aparelhando o Colégio com o 2º Ciclo.

Em 1973, foi introduzida a reforma de Ensino, sendo implantadas as 5ª e 6ª séries.

A implantação do 2º Grau no Colégio Estadual Vera Cruz fêz-se pelo Parecer 244/76 oferecendo as seguintes habilitações: Técnicas em Contabilidade e Magistério, e Básicas em Saúde.

Com o decreto nº 2057 de 20 de março de 1980, novas modificações foram introduzidas e o Colégio Estadual Vera Cruz passou a chamar-se Colégio Vera Cruz-Ensino de 1º e 2º Graus.

O Colégio "Vera Cruz", vem educando as gerações da comunidade, bem como da região, por 60 anos consecutivos, oferecendo um ensino sólido e procurando servir aos interesses da coletividade local, do Estado e da Pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário